Tarte de limão merengada

Que tarte maravilhosa! É isto, as verdades são para se dizer! Adoro limões e deram-me tantos e, como sabem, quando a vida nos dá limões, temos de fazer algo delicioso com eles! Assim manda a lei!

tarte

Base da tarte: 

70 g farinha de coco

40 g fubá de mandioca

100 g manteiga (ou óleo de coco)

5 colheres de sopa de xarope de ácer ou mel*

  1. Num processador de alimentos, misture todos os ingredientes (corte a manteiga em cubos pequenos) até obter uma massa homogénea – preparei na kCook Multi com a lâmina de corte por 1 minuto na velocidade 12.
  2. Estique a massa entre duas folhas de papel vegetal e forre o fundo de uma tarteira previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha de coco (coloquei nesta tarteira linda de Sweet Selection).
  3. Esta massa deve ser “cozida a branco”, de modo a não formar bolhas, para tal, deve cobri-la com papel vegetal e deve colocar algumas sementes ou grãos de modo a formar algum peso. Eu coloquei amêndoas e aproveitei assim para as torrar para depois as utilizar na preparação de manteiga de amêndoa.
  4. Levar a forno pré-aquecido a 180ºC até que a massa esteja cozida – tal demorou cerca de 15-20 minutos. Arrefecer antes de prosseguir.

Para o curd de limão: 

4 ovos

4 gemas

100 g mel ou açúcar mascavado*

raspa de 1 limão

180 ml sumo de limão

3 colheres de sopa de manteiga ou óleo de coco

  1. Bater todos os ingredientes e levar a lume brando mexendo sempre, até formar um creme homogéneo (na kCook Multi com o acessório de misturar programei 7 min., 80ºC na velocidade 4).
  2. Colocar o creme frio sobre a base da tarte já arrefecida.

IMG_20190204_151936

Merengue:

2 claras de ovo

2-3 colheres de sopa de açúcar mascavado*

  1. Este passo apenas deve ser preparado  poucas horas antes de servir. Num recipiente bem limpo, bater as claras em castelo até que fiquem bem firmes (na kCook Multi, bati as claras em castelo firme, programando 5 minutos na velocidade 9). Adicionar depois o açúcar a pouco-e-pouco, continuando sempre a bater.
  2. Com um saco pasteleiro, colocar sobre o creme. Levar a forno pré-aquecido a 180ºC apenas na função grill ou grelha superior até dourar (cerca de 5 minutos).

Guarde no frigorífico. O creme que sobrar conserva-se por cerca de 3-5 dias no frigorífico e acompanha lindamente umas panquecas!

Espero que goste!

IMG_20190204_151947

*Quantidade de açúcar deve ser ajustada ao vosso paladar, a quantidade indicada é a que tem sido apreciada por paleo e não-paleo!

Parceiros nesta receita: kCook Multi e Sweet Selection

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: