Bio é bom?

transferir

O que é um produto BIO? 

Um produto BIO é um produto que segue as normas definidas para a produção de produtos BIO, tendo como base o Regulamento (CE) nº 834/2007.

O método de produção Biológico pretende promover a biodiversidade, a manutenção dos recursos naturais assim como um maior bem-estar animal.

Ou seja, a produção de produtos biológicos tem duas vertentes: obtenção de um produto de qualidade garantida para o consumidor mas também a proteção do ambiente.

Síntese das regras para os produtos BIO:

  • Não se utilizam produtos (ou derivados) proveninentes de OGM (Organismos Geneticamente Modificados).
  • Deve utilizar sobretudo recursos renováveis mas, quando tal não for possível, os subprodutos devem ser reciclados.

Produção vegetal:

  • A produção vegetal biológica deve promover a  fertilidade dos solos, prevenir a sua erosão e, de preferência, devem utilizar-se os nutrientes provenientes da terra em oposição a fertilizantes solúveis.
  • Fertilizantes e produtos fitofarmacêuticos só deverão ser utilizados se se enquadrarem no método de produção biológica e apenas se efectivamente necessários.

Produção animal:

  • A produção animal é parte essencial do ecossistema pelos excrementos os nutrientes necessários à promoção da fertilidade das terras.
  • De modo a reduzir a poluição, a alimentação dos animais em produção biológica deve resultar também de agricultura biológica.
  • Os animais devem ter acesso sempre que possível a espaços ao ar livre ou pastagens.
  • Devem ser respeitadas normas de bem-estar animal, de acordo com a espécie, devendo ser prevenidas doenças, com atenção às condições de alojamento, método de crianção e densidade animal.
  • Devem preferir-se raças autóctones, adaptadas às condições locais.

Transformados:

  • Os produtos biológicos transformados, devem garantir a manutenção da integridade biológica e das características dos produtos.
  • Só assim podem ser rotulados se todos ou quase todos os ingredientes forem de origem biológica (minímo 95%).

Bio é diferente de caseiro:

Um produto biológico segue normas definidas por um regulamento da UE e as empresas devem ter a certificação de método de produção biológico.

Um produto caseiro é um produto produzido normalmente sem respeitar normas, dependendo do bom senso e conhecimentos do agricultor.

Bio não qualifica quanto ao açúcar e farinhas utilizadas:

Um produto biológico não é obrigatoriamente um produto saudável. Principalmente quando se trata de um processado, os ingredientes são sempre o principal factor de decisão!

 

O método de produção biológico dá-nos uma garantia do cumprimento de algumas regras específicas, é, assim, uma garantia de qualidade.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: