Massa de ervilha gratinada com frango e cogumelos

Esta receita que vos trago hoje é uma adaptação de uma receita do Jamie Oliver. A receita, na verdade, já tem muito pouco da receita original, mas retive a base essencial: massa com frango, cogumelos, molho cremoso e queijo que vai a gratinar ao forno. 

IMG_20191029_183908

É, assim, uma receita ótima para aproveitar sobras de frango, e, eventualmente, até sobras de massa e de legumes cozidos, dando-lhes uma nova vida que agrada facilmente ao paladar de todos!

Nesta receita que vos apresento, experimentei a massa de ervilha da Vianeza (da qual vos falei aqui). Na minha página de facebook, algumas pessoas referiram não ter apreciado particularmente esta massa. Aqui em casa foi aprovada, tem um sabor característico a ervilha, o que é natural pois é composta 100 % por farinha de ervilha, sem aditivos, sendo isenta de glúten. É também de notar que a massa não deve cozer tanto quanto as massas com trigo e isso ainda é mais importante em receitas como esta que ainda vai ao forno, deve cozer-se 4-5 minutos em água a ferver e retirar imediatamente da água para melhor textura e sabor.
IMG_20191029_200340

300 leite de coco (ou iogurte -> receita aqui) ou natas

200 g massa de ervilhas crua

200-300 g frango cozinhado

100 g cogumelos frescos

50 g queijo mozzarella

2 colheres de sopa de azeite

1 gema de ovo (opcional)

1 dente de alho

Manjericão fresco

Sal e pimenta q.b.

OPCIONAL: 50-100 g bróculos cozidos

  1. Coloque um tacho ao lume com água e sal. Quando esta estiver a ferver, adicione a massa e coza por cerca de 4 minutos. Escorra e reserve a massa e a água da cozedura, em separado.
  2. Salteie o alho picado em azeite. Adicione os cogumelos arranjados e picados e salteie por alguns minutos. Adicione o frango cortado em tiras e envolva. 
  3. Adicione o leite de coco, retifique os temperos, adicione a massa e, se necessário, adicione um pouco da água da cozedura desta. Envolva a gema de ovo e coloque num recipiente apto para ir ao forno. Cubra com mozzarella e coloque o manjericão. 
  4. Leve a forno pré-aquecido a 200ºC e coza até dourar (aproximadamente 15-20 minutos). 

Relembro que no conceito Paleo original, as leguminosas não são um alimento recomendado. No entanto, na versão Primal estas podem entrar com moderação se o nosso organismo reagir bem. 

IMG_20191030_134935

Parceiro nesta receita: Vianeza

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: