Frutos secos: Moderar o consumo?

O consumo de frutos secos numa quantidade moderada (cerca de 20 g por dia) está associado com menor risco de doenças cardiovasculares, de cancro, melhoram o perfil lipídico, reduzem também a inflamação e aumentando a longevidade no geral. No entanto, acima desta quantidade, poderá mesmo terá o efeito contrário, portanto importa moderar.

A dose faz o veneno mas porquê?

pexels-photo-1295572

Créditos da Foto @Marta Branco

Fitatos

Os frutos secos são ricos em fitatos. Os fitatos são um “grande inimigo” da nossa saúde. Estes componentes encontram-se em plantas, e em maior quantidade, nas sementes e reduzem a digestibilidade e atratividade destes alimentos pelos seus predadores. Os fitatos limitam a absorção de minerais presentes nos alimentos (ferro, magnésio e zinco, por exemplo) e limitam também a atividade enzimática, ou seja, fazem parte do famoso grupo dos anti-nutrientes. Reduzem a digestibilidade, aumentam a permeabilidade intestinal e aumentam a inflamação.

Oxalatos 

Os oxalatos estão também presentes nos alimentos em quantidade variável, especialmente em produtos de origem vegetal. Os frutos secos, por norma, são alimentos com elevada quantidade de oxalatos. Estes são indigestíveis e acumulam-se no trato gastrointestinal. Existindo permeablidade intestinal, estes entram na corrente sanguínea, podendo ficar armazenados no organismo ou são excretados. Quando se acumulam no nosso organismo podem levar à formação de pedras nos rins, mas além disto têm também têm influência em várias condições, nomeadamente condições auto-imunes e condições da tiróide. Devem ser, portanto, moderados.

O que devemos fazer para retirar mais benefícios dos frutos secos? 

  • Limitar a quantidade de frutos secos na dieta.
  • Demolhar os frutos secos por algumas horas (mais de 12 horas).
  • Tostar os frutos secos por alguns minutos no forno.
  • Preferir frutos secos de produção biológica pois, em princípio, terão menor quantidade de fertilizantes ricos em fostatos.
  • Evitar manteiga de frutos secos de compra pois esta nunca é obtida com frutos secos demolhados.

Alguma referência:

Paleomom

Chris Kresser

Mark Sisson

ScienceDirect

2 Comments on “Frutos secos: Moderar o consumo?

    • A quantidade de frutos secos presentes na bebida é muito baixa, assumindo que bebe 1 copo de bebida por dia (e não consome mais frutos secos) não creio que ultrapasse os valores recomendados. Claro que, idealmente, seria melhor se fosse preparada em casa, de acordo com o recomendado.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: